Os documentos necessários para obter a cidadania podem variar dependendo do país e do tipo de processo, mas os mais comuns são:
– certidão de nascimento
– certidão casamento
– certidão de óbito (caso seja falecido) ou comprovante de nacionalidade do ascendente
– documentos de identidade, comprovante de residência e antecedentes criminais
Se você tem ascendência de pais, avós ou bisavós europeus, ou até mesmo é casado com um europeu, pode ter direito à cidadania. Cada país tem suas regras, mas o primeiro passo é descobrir o seu vínculo com a Itália e entender como ele pode abrir novas portas para você.
O tempo para obter a cidadania italiana pode variar dependendo do tipo de processo, que, em casos de descendência direta, podem ser mais rápidos, enquanto a cidadania por casamento ou outros caminhos podem ser mais demorados.
Sim! Seus filhos podem ter direito à cidadania, dependendo do país e das regras específicas. Em muitos casos, filhos menores de idade ou nascidos após a obtenção da cidadania podem ser elegíveis para a cidadania automaticamente ou por meio de um processo simplificado.
Sim, é possível pedir a cidadania morando no Brasil! O processo geralmente pode ser feito diretamente no consulado ou embaixada do país europeu do qual você tem direito à cidadania, sem a necessidade de se mudar.